VII Seminário Nacional de

DNA e Laboratórios Forenses

 

II Seminário da Perícia Oficial do Maranhão

 

Regras para Submissão de Trabalhos Científicos

 

 

 

CONVITE

A comissão organizadora do VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses convida os colegas peritos e profissionais da área de todo o país para submeterem seus trabalhos científicos. A Comissão Organizadora do evento acredita que esta é uma forma de dividirmos nossos conhecimentos e aprimorarmos a nossa prática por meio da interação com os diversos profissionais que participarão deste tão aguardado evento. Para tanto, colocamos à disposição as instruções para envio de trabalhos em forma de APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER. Somente serão avaliados os trabalhos que estejam adequados às normas do evento.

FAÇA, VOCÊ TAMBÉM, PARTE DESTA HISTÓRIA!

 

CRONOGRAMA:

Data limite para envio de resumos: 15/06/2015.

Resultado dos trabalhos aprovados: 15/07/2015.

 

NORMAS E ORIENTAÇÕES

1- Inscrição no Seminário: Para efetuar a inscrição do (s) trabalho (s), o apresentador deverá efetivar adesão ao VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses. A Comissão Organizadora informa que os resumos que forem aceitos para apresentação oral terão isenção de inscrição no evento, como tradicionalmente acontece nos congressos nacionais de criminalística. Contudo, não será responsável pela vinda do autor. A comissão organizadora de forma nenhuma irá contribuir com passagens e diárias aos autores contemplados com a isenção da inscrição. Reforçamos que os autores que tiverem seus trabalhos aceitos como pôster não terão o mesmo benefício.

 

2- Modalidade: Serão aceitas inscrições de trabalhos para as formas de apresentação: APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER.

 

3- Seleção dos trabalhos: Haverá uma comissão julgadora encarregada da seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados, que será soberana em suas decisões. Só serão entregues à Comissão Julgadora os trabalhos que respeitarem as normas determinadas. Os trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Científica. A lista de trabalhos selecionados estará disponível no site a partir do dia 15/07/2015.

Autores: Os trabalhos na forma de APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER poderão ser inscritos com 01 Apresentador, 01 Orientador e até 04 Coautores. A presença do apresentador é obrigatória no evento.

Cada congressista poderá se inscrever em apenas 01 trabalho como Apresentador em cada modalidade.

Os trabalhos deverão ser enviados, pelo primeiro autor, para o endereço eletrônico: seminariosapotec@gmail.com . Deverão estar anexados ao e-mail o formulário de submissão e o resumo, ambos em formato DOCX.

 

4- Modalidade de submissão:

Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes modalidades, seguindo o propósito de cada uma delas.

 

4.1- Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Deverá conter: resumo, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas.

4.2- Estudo de caso: análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de peritos nas diferentes áreas. Deverá conter: contextualização, problemática, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

 

5. Áreas temáticas:

Os conteúdos de cada trabalho serão distribuídos dentre as áreas temáticas e cada área terá uma equipe avaliadora. As áreas temáticas são:

 

5.1 - Genética Forense

5.2 - Química Forense

5.2 - Toxicologia Forense

5.3 - Biologia Forense

5.4 - Entomologia Forense

5.5 - Outros assuntos (a análise da relevância para o congresso fica a critério da comissão).

 

6. Tipo de Apresentação:

Os trabalhos submetidos poderão ser apresentados nas seguintes formas:

6.1    – APRESENTAÇÃO ORAL de 20 (trinta) minutos.

As apresentações ORAIS terão duração máxima e improrrogável de 20 (vinte) minutos e 05 (cinco) minutos destinados a perguntas e respostas. Todas as apresentações ORAIS serão avaliadas pela Banca Examinadora. Será disponibilizado nas salas de apresentações ORAIS: 01 (um) projetor multimídia e 01 (um) microcomputador com entrada USB.

 

6.2    – APRESENTAÇÃO DE PÔSTER.

Os PÔSTERES serão submetidos a uma avaliação prévia feita a partir do arquivo. Setenta (60) pôsteres serão selecionados para apresentação à Banca Examinadora. As apresentações deverão ter duração máxima de 05 (cinco) minutos.

Banca Examinadora: As Bancas Examinadoras serão escolhidas pela Comissão Científica e se encarregarão de coordenar, avaliar os trabalhos e emitir o resultado da avaliação.

 

Certificado: Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado com nome de todos os participantes. O não cumprimento das normas inviabilizará o recebimento do certificado.

 

Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos!

 

7. Os resumos deverão ser enviados para a comissão avaliadora em formato DOC/DOCX. Outros formatos como .pdf não serão aceitos. É necessário o preenchimento e envio conjunto do formulário de submissão de trabalhos. Com ele será possível identificar os resumos para avaliação.

 

8. A língua oficial do evento é o Português brasileiro em sua forma culta. Porém, também serão aceitos trabalhos escritos em inglês ou espanhol. Erros ortográficos ou de digitação, em qualquer das línguas, serão levados em consideração no processo de avaliação.

 

9. O primeiro autor é a pessoa responsável pela pesquisa e também pela apresentação do trabalho no congresso.

 

10. O autor poderá inscrever e apresentar um único trabalho como primeiro autor, podendo ser coautor de outros trabalhos.

 

11. Nos casos de trabalhos com mais de um autor e apresentador, somente aquele que figurar em primeiro lugar como autor estará isento da taxa de inscrição no Seminário, salvo casos em que este, excepcionalmente, não puder apresentar o trabalho, no caso da modalidade “Palestra” ou “Estudo de Caso” Os autores receberão os certificados até o final do evento. Os autores que não retirarem seus certificados no local do congresso deverão pagar taxa especial para a remessa posterior.

 

12. No link abaixo há um documento no formato DOC, o qual, após o download, pode servir de modelo para a confecção do resumo a ser submetido para avaliação da comissão organizadora do evento. Formatação do resumo:

 

12.1 O cabeçalho deverá conter os seguintes dizeres: “VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses ” com fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo, sem deixar linha: “São Luís / Maranhão 15 a 17 de agosto/2018”, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico;

12.2 Título: máximo de 120 caracteres, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Deixar uma linha entre o título e o nome dos autores;

12.3 Autores: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Nomes separados por vírgulas; último sobrenome por extenso, não dar espaçamento entre as iniciais. Exemplo: Silva LE *, Ribeiro KPL, Freitas SC. (Atenção: sobrenome e iniciais do autor apresentador do trabalho devem ser identificados pelo asterisco).;

12.4 Filiação: fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico, espaçamento simples entre linhas. Deixar uma linha entre a filiação e o corpo do texto;

12.5 Resumo: fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, espaçamento simples entre linhas e sem espaçamentos adicionais entre parágrafos. Poderá conter figuras, tabelas, equações, etc. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas. O resumo deverá ter, no máximo, 500 palavras. O resumo deve ser estruturado em tópicos: objetivo, material e método, resultados e conclusão.

Ao final do resumo, deverão ser selecionados até 3 (três) palavras-chave que representem o conteúdo do resumo.

12.6    Referências Bibliográficas: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título “Referências Bibliográficas” em caixa alta e negrito seguido das principais referências utilizadas no trabalho, numeradas, em ordem alfabética e digitadas de acordo com a norma ABNT. Para maiores detalhes, consulte o site: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm

12.7 O documento deverá ter suas páginas numeradas, no fim de cada página à direita;

12.8 O cabeçalho deverá conter os seguintes dizeres: “VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses ” com fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo, sem deixar linha: “São Luís / Maranhão 15 a 17 de agosto/2018”, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico;

12.8. Será aceito a inserção de figuras e tabelas nos trabalhos. Contudo, todos os trabalhos são limitados ao número máximo de duas páginas.

 

13. Os resumos serão submetidos on-line em formado DOC, os quais serão apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento, podendo ser aceitos ou rejeitados.

 

13.1 Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Fundamentação e relevância do estudo; (b) Adequação do método aos objetivos propostos; (c) Clareza na apresentação e discussão dos resultados e (d) contribuição aos estudos sobre criminalística;

 

13.2 O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível na home-page do evento.

 

14. Os trabalhos selecionados para apresentação na forma de pôster deverão ter o tamanho: 90cm x 110cm (largura x altura).

- O título deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo aprovado pela Comissão Científica. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade e do estado onde o trabalho foi realizado

- Autores/Instituição/Cidade/Estado – Os autores devem ser separados por vírgulas; último sobrenome por extenso, não dar espaçamento entre as iniciais. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor apresentador do trabalho devem ser identificados pelo asterisco). É obrigatória a fixação de uma foto do apresentador no canto superior direito do pôster.

- Corpo do pôster – Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).

 

Sugerimos aos apresentadores que tragam seus pôsteres com canaleta e cordinha para pendurá-los nos respectivos lugares. Caso contrário, o pôster será fixado no painel com fita adesiva, o que pode danificar o material no momento de sua retirada.

 

 

Clique no nome do arquivo para baixar:

 

Formulário de Submissão de trabalhos

 

 

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